quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Músicas contra o esquecimento

Na exposição "Retratos de família", patente de 7 de Setembro a 2 de Outubro de 2009 na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, podem ver-se vinte e três fotografias de famílias de Vila Verde. Já havíamos falado de parte destes retratos, então expostos no Museu da Imagem, em Braga. Mas "o bom filho à casa torna", e agora podem ver o "núcleo vilaverdense" da Photo Aliança in loco.
Esta exposição, onde podemos admirar os vilaverdenses tal como se apresentavam noutros tempos ("su buena gente, su dignidad", cantava Roberto Goyeneche, acompanhado pelo bandoneon de Astor Piazzolla), resulta da colaboração do Museu da Imagem (dirigido por um ex-professor desta Escola, Rui Prata) e da Câmara Municipal (presidida pelo também ex-professor e ex-Presidente da Escola, António Vilela).
Muito curioso é o apelo lançado à população no sentido de constituir um Repositório de Memória Colectiva, formado não apenas por objectos ou documentos, mas também pelas histórias de vida dos vilaverdenses. A memória é, tal como o tango - agora classificado, pela Unesco, como Património intangível da Humanidade -, o que faz de nós o que somos.
Em vez de renegar o passado, devemos aceitá-lo, compreendê-lo e, até, perscrutá-lo para melhor nos conhecermos. Tal como na letra de uma das minhas músicas preferidas de Astor Piazzolla, "Vuelvo al sur", regressamos sempre - às raízes...
Vuelvo al Sur,
como se vuelve siempre al amor,
vuelvo a vos,
con mi deseo,
con mi temor.



Sem comentários:

Enviar um comentário