terça-feira, 27 de outubro de 2009

Da inveja

Embora não me considere uma mulher invejosa, tenho de admitir que invejo certas coisas e até certas pessoas. Como são muitas, vou deixar este texto em aberto, para lhe ir acrescentando as minhas inúmeras dores de cotovelo.

1. Inveja tecnológica:
  • do blogue "Gaveta de nuvens". Quem me falou dele foi a professora Isabel Costa e eu ia ficando doente quando o li. Que sorte têm aqueles alunos, por terem um professor de Português tão dotado para as TIC!
  • das alunas Sara Pereira e Cátia Ferreira do 12º N. Orientadas pela professora Ana Margarida Dias (outra pessoa que me provoca graves "cotovalgias" nessa área), vi uns trabalhos espectaculares, do ponto de vista gráfico, com as personagens do Astérix.

2. Inveja temporal:

  • da família Portas. Toda. Ao que dizem, todos, pai (Nuno Portas) e filhos (Miguel, Paulo e Catarina) dormem pouquíssimo. Imaginem-me com a minha idade, tendo tido mais quatro horas por dia para ler e trabalhar...
  • das pessoas que têm tempo para fazer uma sesta todos os dias e podem fazer férias fora das pausas escolares.

3. Inveja de pessoas que podem ir trabalhar a pé.

4. Inveja de pessoas que podem ver os filmes da Cinemateca. Mais filmes, em suma.

5. Inveja das pessoas que vivem no campo, no meio do silêncio. Que têm fruta e legumes com bicho e, se precisam de salsa, vão colhê-la ao jardim. Basicamente, tenho inveja da nossa amiga Zé.

N.B. As invejas podem ser incompatíveis entre si, do estilo "ter o bolo e comê-lo". Afinal, isto é só um devaneio ante-aula)

6. Inveja das pessoas que têm uma postura corporal perfeita, como a nossa amiga Ana Cristina. Por isso é que eu passo a vida a corrigir os meus alunos: para que, quando forem adultos, não tenham inveja.

7. Inveja dos livros e filmes a que os nossos alunos têm acesso. "No meu tempo" havia muito menos acesso à cultura. E notem que não estou a falar de Internet.

8. (...) E vocês? Têm inveja de quê?

1 comentário: