terça-feira, 20 de outubro de 2009

Campanha eleitoral na ESVV (II)

Duas mãos amigas, duas, emprestaram-me o livro A política explicada às crianças... e aos outros, de Denis Langlois. O livro lê-se de uma assentada e tem umas ilustrações óptimas do desenhador francês, especializado em assuntos políticos, Plantu - cujo sítio oficial merece a visita.
Transcrevo uma parte do prefácio, que resume o que penso acerca da "coisa" política:
«A política não são só os discursos na rádio ou na televisão, os compadrios, as negociações, as promessas eleitorais: "Votem em mim e darei a todos um emprego. Elejam-me e conduzir-vos-ei ao paraíso.» É também a maneira como os seres humanos organizam a vida, os esforços que fazem para tentar criar um mundo no qual possam ser mais livres e mais iguais, no qual já não se olhem como inimigos mas como irmãos.
A política não é forçosamente uma coisa suja, que deve ser rejeitada. Para aqueles que são vítimas da miséria e da injustiça é também a esperança de uma mudança.
De qualquer forma, mesmo que não te metas com a política, a política mete-se contigo. Não se trata de um jogo (...) Haverá sempre gente a decidir por ti, a organizar a tua vida e a dos outros. É claro que podes deixá-los agir e limitar-te a ver o mundo a girar à tua volta, não intervir quando se comete uma injustiça, dizendo para contigo. "As desgraças dos outros não me dizem respeito." Mas será isso viver? Não será apenas existir como um vegetal?» (pp. 5-6)



Sem comentários:

Enviar um comentário