segunda-feira, 8 de março de 2010

Mentiras que dizem mulheres

Uma das coisas que mais me tira do sério é ouvir mulheres, mulheres com responsabilidades, dizer "Eu não sou feminista.", às vezes seguido de um "mas". Algo assim na linha (mutatis mutandis) de "Eu não sou racista, mas...".

A verdade é que esta frase, que me apetecia qualificar (e por mais de um motivo) como uma frase assassina, revela um profundo desconhecimento histórico. A maioria das mulheres que a profere não, repito, não as poderia enunciar caso não tivesse havido sufragistas, e feministas, antes delas. Trata-se, pois, de uma frase ingrata e ignorante. Duplamente ignorante, aliás, pois não há feminismo, há feminismos.

O que me parece é que estas mulheres estão a dizer implicitamente "eu gosto de homens", como se feminismo fosse sinónimo de outra coisa qualquer que não igualdade de género, ou seja, respeito. Como diz a minha mãe, "a ignorância é atrevida".

Sem comentários:

Enviar um comentário