Acabo de saber, quase em primeira mão, que o historiador Fernando Rosas vem no dia 16 de Março, às 15h30m, à Biblioteca Municipal de Vila Verde proferir uma conferência intitulada "Porque venceu e porque ruiu a I República?"
Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Departamentos de Línguas e de Ciências Sociais e Humanas, integrada nas comemorações do centenário da República. Não tendo nada que achar (não estamos nós no país do "achismo"?) acho muito bem que a conferência tenha lugar na Biblioteca Municipal, dado que ela não interessa apenas a esta comunidade escolar, mas a toda a comunidade.
Todavia, tenho de confessar que sonho com a nova escola que foi projectada. Sonho com uma escola cuja Biblioteca se abre, literal e metaforicamente, à comunidade (daí a sua localização mais próxima da entrada). Sonho que as pessoas das redondezas vêm cá consultar o jornal, ouvir a Isabel e os seus simpáticos voluntários ler livros, assistir aos teatros de sombras dos alunos da Adelaide, frequentar o clube de teatro da Ana Cristina, ouvir os conferencistas que convidamos. Sonho que todos os meses há uma Comunidade de leitores e uma sessão do Cineclube no auditório ou no ginásio-sala polivalente.
Sonho, por conseguinte, com uma escola que tem muito a ver com os ideais da I República: laica e aberta a todos. Progressista e acolhedora, no sentido em que acolhe todos, e não apenas os que a frequentam ou que estão em idade escolar (educação ao longo da vida). Uma escola que eleve os referenciais das "Duas culturas" no concelho. Uma escola que vê o que está para além dela.
Sem comentários:
Enviar um comentário