sexta-feira, 22 de maio de 2009

Morte na Biblioteca (I)

No âmbito das exposições orais que os alunos de décimo ano estão a trabalhar, foram apresentados dois livros que têm tudo, mas tudo, a ver connosco. Eu não diria que ambos se situam ao mesmo nível, até porque já conhecia um e desconhecia o outro. E porque releria o primeiro e não me parece que venha a ler o segundo.
O primeiro é um clássico da Agatha Christie, foi apresentado pela Elisa Silva do 10ºF e intitula-se Um corpo na Biblioteca. Julgo que o terei lido com outro título, cuja capa, das edições Vampiro (não as primeiras, verdadeiros clássicos, assinadas por artistas plásticos de grande qualidade) estou a "ver" perfeitamente.
Comecemos pelo primeiro: a própria Agatha Christie escreve, no prefácio, o seguinte:
"Existem certos clichés que pertencem a certos tipos de ficção. O «barão brejeiro e atrevido» no melodrama, «o corpo na biblioteca» no romance policial. Durante vários anos, acalentei a possibilidade de uma conveniente «Variação sobre um Tema conhecido». Impus a mim mesma certas condições. A biblioteca em questão deveria ser uma biblioteca altamente ortodoxa e convencional. O corpo, por outro lado, devia ser um corpo extraordinariamente improvável e sensacional."
Ora "assistam" ao telefonema de Mrs. Bantry à sua amiga (uma das minhas personagens favoritas de Agatha Christie, vários "furos" acima de Hercule Poirot) Miss Marple:
"-És tu, Jane?
Miss Marple ficou muito surpreendida.
- Sim, é a Jane. Levantaste-te muito cedo, Dolly.
A voz de Mrs Bantry soou ofegante e agitada na linha.
- Sucedeu uma coisa terrível.
- Não me digas!
- Acabámos de encontrar um corpo na biblioteca.
Por um momento, Miss Marple pensou que a amiga tinha enlouquecido.
- Encontraram o quê?
- Eu sei. Não dá para acreditar, pois não? Quero dizer, julguei que só acontecia nos livros. Hoje de manhã, tive de discutir durante horas com o Arthur para convencê-lo a ir ver o que era.
Miss Marple tentou controlar-se. Perguntou ansiosamente: - Mas de quem é o corpo?
- É uma loura.
- Uma quê?
- Uma loura. Uma loura muito bonita... outra vez como nos livros. Nenhum de nós a conhece. Este simplemente ali estendida na Biblioteca, morta. É por isso que tens de vir imediatamente."
Curiosos? Até eu fiquei com vontade de reler o livro.
Receita
Dirigir-se à Biblioteca. Na secção Ficção Estrangeira, prateleira Literatura Policial, estender a mão. Pegar no volume 16 das obras de Agatha Christie. Cumprimentar a sra. D. Lúcia, mostrar-lhe o livro. Esperar dois minutos, enquanto preenche a requisição. Colocar na pasta. Em casa, tirar da pasta, escolher um local confortável. Ler enquanto apetecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário