sexta-feira, 8 de maio de 2009

Anjos


A professora Ana Paula Matos pôs-nos a seguinte questão: que sabemos nós sobre anjos? As resposta são múltiplas. Assim, à partida, sem preparação nenhuma, e exceptuando os anjos vicentinos acerca dos quais TODOS os alunos do nono ano em diante sabem alguma coisa - e não venha cá a nossa querida anónima do 12º duvidar, porque sabem. Tenho ou não razão? ; )
A pergunta vinha a propósito de um conto do José Eduardo Agualusa que vamos trabalhar nas aulas de Português. Visualizámos logo uma imensa quantidade de caricaturas com anjos. Vá-se lá saber porquê, há muitas. E depois, um daqueles filmes da vida de muita gente (eu incluída), As asas do desejo, de Win Wenders. Um filme deslumbrante, aqui na Biblioteca, à espera que vocês o requisitem...
Há anjos pintados por todo o lado (nomeadamente os de Rafael, reproduzidos ad nauseam em posters, T-shirts, guarda-chuvas). Um dos insultos mais criativos que conheço (estou a exceptuar os do capitão Haddock) é "Meu anjinho papudo!" E eu própria tenho um casaco acolchoado de meia estação, de que gosto muito, mas que larga penas - o que me deixa aborrecida e, ao mesmo tempo, meio sonhadora...
O Luís Fernando Veríssimo tem um livro de que talvez vos tenha falado, um policial cheio de sentido de humor, intitulado O clube dos Anjos. Os brasileiros parecem gostar muito de anjos (leiam o tal conto do José Eduardo Agualusa, "O quarto anjo", e talvez percebam porquê...).

Sem comentários:

Enviar um comentário