sábado, 9 de maio de 2009

Drummond em Adélia, ou de como um anjo PODE ter sexo

Adélia Prado, essa maravilhosa e ainda não muito conhecida (entre nós) "poeta" brasileira, é muito mais positiva - como é seu timbre. Reparem como a condição feminina é considerada uma vantagem, e não uma desvantagem. O seu desassombramento assombra-me. Prometo revisitá-la...


COM LICENÇA POÉTICA
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável.
Eu sou.


(In Adélia Prado, Poesia Reunida, Siciliano, São Paulo, 1991)

Vou só repetir, para saborear devidamente: "(...) já a minha vontade de alegria, / sua raiz vai ao meu mil avô."

Sem querer cair no "psicologismo", um dos aspectos que mais me agrada em Adélia Prado é esta vontade de alegria, sinónimo de inteligência emocional (confesso que a leitura do livro Inteligência emocional de David Goleman me afectou profundamente. Confesso que, se tivesse tempo para fazer pesquisas relacionadas com o meu trabalho - não tenho... - essa seria a área a que me votaria. O livro está integralmente disponível na Internet.)

Pergunta para os alunos do 10º ano que andam a ler "O quarto anjo" de José Eduardo Agualusa: qual é o anjo que revela mais inteligência emocional?

5 comentários:

  1. Sinceramente ??? O que mais inteligência emocional tem é o Primeiro Anjo. Aquele que diz que nao é tolo para se atirar de um precipício sem asas. Claro, já se sabe que se se atirasse todo nu do tal precipício, e ainda por cima sem asas, iria "desta p'ra melhor". Nesse caso foi inteligente por não se ter atirado.

    Mas como não gosto de discriminar niguém... vou tentar arranjar maneira de terem todos alguma inteligência... Dito isto:

    O Segundo Anjo, igualmente inteligente, recusou também atirar-se do precipício. Só demonstra uma boa capacidade de avaliação do perigo. Porém, este dirige-se a Deus num tom mais cordeal e fofinho... quase implorando para que não o obrigasse a atirar-se. Este Anjo é inteligente por ter usado os seus olhinhos de inocente, fazendo com que Deus tivesse pena dele e deixando-o ir para o meio dos flamingos, onde era realmente feliz não se sabe bem porquê. E lá foi ele todo contente, e acima de tudo, VIVO.

    O Terceiro Anjo era de facto prático e destemido... mas isso tem um preço, como tudo na vida... e depois da vida também. Quando Deus lhe pediu para se atirar sem asas do precipício ele atirou-se. E o que foi que aconteceu ??? Pois... como era de esperar "bateu a bota". Naquele casou bateu com o corpo todo. Este, de facto não tinha grande inteligencia.

    O Quarto Anjinho era crente. Não há mais nada a dizer. Então não é que ele se foi atirar do precipício e sobreviveu ??? Não só sobreviveu, como também começou a voar sem asas. Fantástico! Isto é de uma inteligencia simplesmente inexplicável.

    Como diria um senhor que eu conheço: "Lá está!"

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está uma bela peça de retórica...

    ResponderEliminar
  3. "É o segundo" respondeu, moto contínuo, o Diogo do 10ºI.

    ResponderEliminar
  4. Andreia Carneiro 10ºB8 de junho de 2009 às 23:24

    O anjo que eu gostei mais foi o quarto, pois era um anjo alegre, e que apesar de não possuir grande habilidade para voar atirou-se do precipício abaixo sem asas e, através da sua fé conseguiu erguer-se no céu e voar sem asas! Este anjo cativou-me particularmente por me caracterizar com ele, pois eu também acredito sempre ate ao fim, pois “a esperança e a ultima a morrer”…

    Apesar disso acho que o que teve mais inteligência emocional foi a segundo anjo, pois ao não acreditar que conseguia voar sem asas disse a Deus que não as tirava. Este anjo -ao contrario do primeiro que foi arrogante nas suas palavras - foi educado quando disse a Deus que podia-lhe pedir tudo menos tirar as asas para voar sem elas e assim Deus deixou-o ir.

    Já só falta falar do terceiro anjo, e eu acho que este é o que tem menos inteligência, diria mais, é um pouco “parvo”. Então não é que este anjo atirou-se do precipício abaixo sem dizer nada, sem pensar em mais nada, simplesmente pensava que tinha que obedecer a Deus, não pensando nas consequências. A isto é que eu chamo obediência cega! Como costumo dizer: tudo que é demais e exagero…

    ResponderEliminar
  5. O quarto, não é? Um anjo muito cativante. Gostava de dançar, mmmmmm.

    ResponderEliminar