quarta-feira, 20 de maio de 2009

Atrasos (I)

Estava eu a lanchar com uns amigos e a indignar-me com o facto de ter sido produzida legislação que abranda as multas a aplicar a quem polui (o chamado princípio do "poluidor-pagador"), quando alguém me perguntou: "Mas onde é que tu andas? Isso já foi na semana passada!" Era verdade, pelo que, desde então, tenho andado a perguntar-me em que mundo ando.
No meu mundo trabalha-se muito. Isso significa que agora me limito a comprar dois jornais ao Sábado, e que nem sempre tenho tempo para os ler. Ouço bocadinhos de rádio, quando ando de carro e não levo ninguém de boleia. Vejo uns bocadinhos de televisão. Falo com amigos. Como vêem, a informação chega-me aos bocados, retalhada e, frequentemente, atrasada. Além disso, pouco tempo tenho para reflectir acerca do que leio, vejo ou ouço.
No meu mundo trabalha-se muito, mas será que se trabalha bem? Pergunto-me muitas vezes se a minha agitação é, efectivamente, eficaz. Se o que "ensino" é importante. Se tem impacto na vida dos alunos. Se - mesmo que no dia, na hora, em que falo acerca do plural de "molhos", um punhado de alunos esteja distraído - não se acenderá uma luzinha vermelha nos seus cérebros na hora de pronunciar a palavra. Se hesitarão antes de dizer "Eu disse-le a ele." ou de escrever "Eles põem-o no frigorífico." O que sei é que no meu mundo devia haver tempo para ler, pelo menos, as "gordas" de um jornal diário. Mas não há. No meu mundo há sempre trabalho para fazer. Às vezes, trabalho para anteontem. Às vezes, trabalho que poderá não ter continuidade (como se pode ser professora de Português e não nos angustiarmos com as mutações que a TLEBS tem vindo a sofrer; ou com o acordo ortográfico?) - mas que é preciso fazer. Às vezes, trabalho que não aproveita a ninguém, mas que é obrigatório fazer.
O meu mundo vai ficar ainda mais poluído e eu não escrevi nada sobre o assunto. Sinto-me como o Carlos Drummond de Andrade:


LANTERNA MÁGICA (VIII)
BAHIA
"É preciso escrever um poema sobre a Bahia
Mas eu nunca fui lá."

Sem comentários:

Enviar um comentário