segunda-feira, 25 de maio de 2009

Educação e criatividade





O vídeo que a professora Ana Margarida fez o favor de colocar no blogue tem alguns defeitos e muitas qualidades. Os defeitos: o facto de ser enquadrado por uma campanha publicitária que não tem nada a ver; o facto de estar legendado em português falado (escrito) no Brasil, e com opções de tradução algo duvidosas.
Mas pouco importa. O vídeo tem também inúmeras qualidades, e vem mesmo a calhar numa altura em que os alunos de décimo ano começam a treinar os seus dotes oratórios. Reparem como este senhor, que não é um actor profissional (senão na medida em que, como rezava um lugar-comum dos estágios pedagógicos, "o professor é um actor"). Durante quase vinte minutos, sem papel ou teleponto, deixa uma audiência, que se adivinha exigente, em suspenso das suas palavras. Recorre, sem exageros hollywoodescos, ao sentido de humor e às histórias pessoais (apetecia-me dizer parábolas).
E, depois, o conteúdo, que diz respeito a todos: a vocês, queridos alunos. Do que querem da escola e da vida. A nós, pais, professores, do que queremos fazer com a escola, com os nossos filhos e alunos, com as sociedades do futuro. Do que a escola valoriza e desvaloriza. Do que pode acontecer quando a escola desvaloriza justamente aquilo que devia valorizar. Vejam-no e meditem-no. Eu confesso que, pela primeira vez na minha vida, almocei em frente ao écrã do computador, incapaz de me "despegar". Valeu a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário