sexta-feira, 27 de março de 2009

A notícia da devassidão de Pedro Mexia é claramente exagerada


Os meus alunos de décimo ano sabem que aprecio muito a escrita de Pedro Mexia. Aliás, no primeiro período fizeram recriações, algumas delas brilhantes, da sua crónica "As bodas".

A Ler, que não compro para não ficar angustiada com a imensidão de livros que gostaria de ler mas para os quais não tenho tempo (daí os meus devaneios de prisão...) traz a seguinte chamada de capa: "Pedro Mexia escreve sobre sexo, amor & astrologia (e é devasso)".

Isto é que é saber! Fiquei logo cheia de inveja... se eu pudesse escrever coisas assim neste nosso blog, a taxa de audiência, que deve andar algures entre um leitor por semana e os três leitores por mês, subia logo a pique.

Mas não posso, porque os nossos alunos, que às vezes dizem palavrões de fazer corar o Mário Cesariny, são muito púdicos em relação a certas coisas. Por exemplo: passa-se-lhes um filme para maiores de doze anos e logo arregalam os olhos se aparecer um casal bem tapadinho, mas na cama ("O Gosto dos Outros"); uma rapariga com uma bola de matraquilhos na boca ("O carteiro de Pablo Neruda" a imitar prosaicamente o morango de "Tess"); alguém a fazer um gesto que eu já vi vários alunos a esboçarem nos intervalos ("Paris je t'aime"); ou um rapaz a assumir (verbalmente) a sua homossexualidade ("Persépolis"). E deviam ver como os "merde" da avó de Marjane Satrapi os escandalizam...

Ora acontece que eu ontem fui jantar a casa de uns amigos. A televisão tinha ficado ligada e, quando voltámos à sala de estar, estava a passar, numa telenovela, uma cena de strip-tease. Ainda não eram 22h.

Ficámos a comentar a quantidade de cenas deste teor que passam a qualquer hora do dia e da noite na televisão, sem que, aparentemente, alguém se insurja de modo tão público como aconteceu há dias em Braga. Falou-se também do destaque que alguns telejornais dão aos Salões Eróticos, mas que não dão, por exemplo, ao Salão do móvel (estávamos a conjecturar, claro. Mas vocês percebem a ideia). Se isto não é hipocrisia, então não sei o que será...

Quanto à crónica de Pedro Mexia, leiam-na. Mas em verdade vos digo que a notícia da sua devassidão foi claramente exagerada...

Sem comentários:

Enviar um comentário