terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mrs. Christie



O meu pai adorava lia livros policiais, daí que tivéssemos em casa pilhas deles. Maioritariamente da colecção "Vampiro". Durante a minha adolescência os meus preferidos foram os de Georges Simenon e os de Agatha Christie.

Ora, nós cá na Biblioteca temos muitos livros da Agatha Christie, escritora a vários títulos fascinante. É fascinante a sua biografia, com os seus sucessos, os seus fracassos, as suas opções de vida, os seus pequenos mistérios. Do ponto de vista literário, inovou, a ponto de ser mencionada nas minhas aulas de Estudos Literários e de Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (o narrador que é o assassino, a multiplicidade de pontos de vista, etc.).

Embora a sua personagem mais conhecida seja o detective belga Hercule Poirot (talvez também já o tenham visto nas séries televisivas) e os seus acólitos Hastings e detective Japp, esta autora britânica criou outras personagens fascinantes, como a escritora que só come maçãs e muda de penteado e de decoração de quinze em quinze dias, o casal Tommy e Tuppence e a minha querida miss Marple, de que vos falei há pouco.

Um destes dias vos direi qual o meu lado (não necessariamente o lunar) Miss Marple. Entretanto, requisitem os livros dela - e deliciem-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário