sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hoje dói-me tudo


Hoje dói-me o sistema de ensino. Pior: dói-me o país, porque somos o sistema de ensino que temos.

Começo pelo meu umbigo: esta semana doeu-me ser professora na ESVV. Continuo com os que me rodeiam: na quarta-feira doeu-me a Isabel XXXXX, que me telefonou a dizer que na escola dela iam ser "dispensados" quinze professores. Ontem doeu-me a rádio, onde ouvi que iam ser dispensados milhares de professores. Durante a noite doeu-me a idade: serei capaz de dar tantas aulas, com a idade a pesar, a dificuldade de dar aulas a aumentar (pudera, com "ajudas" construtivas como as de Isabel Stilwell e Eduardo Sá, no seu estúdio climatizado e à prova de som) e as famílias de alunos, professores e assistentes operacionais e administrativos a ficar cada vez mais pressionadas?

Hoje o sr. Pedro esteve a mostrar-me o normativo que regulamentava todas estas mexidas. É aflitivo. As escolas ficarão mais e mais estranguladas - mas anda tudo muito calmo. Talvez andem todos demasiado ocupados a receber e a enviar sms e a "comunicar" pelo Facebook para se aperceberem, não sei. Há muitas coisas que eu não sei (não sou psicóloga social), mas algo me diz que estamos a escorregar docemente para o abismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário