Julgo que já disse aqui que, geralmente, gosto de ser professora. Por isso, sinto-me algo desconfortável por escrever este texto. Além disso, quando andava no décimo ano, eu própria levei uma descompostura de um professor, a quem tratei por professor, por lhe ter chamado professor. Confusos? O que o Dr. Carmo Reis me disse na altura foi que esse tratamento era reservado aos professores universitários. E é.
Nas escolas de 2º e 3º ciclo e secundárias tratam-se os professores por "Sr. Dr." ou "Sra. Dra." (na prática, "setor" e "setora"). Na verdade, embora muitos professores detenham esse título académico, vários são senhores engenheiros e alguns são senhores arquitectos.
Confesso que preferia que Portugal adoptasse, sem excepções, a designação senhor(a), como em França (onde há algumas excepções, mas que se verificam maioritariamente no exercício da profissão). Monsieur Dupont, Madame Dupond, Mademoiselle Dupont. Ou em Inglaterra: Mister Black, Mrs. Brown, Miss White. Agora, para evitar distinções e eventuais discriminações, usa-se "Ms." em vez da distinção (Mrs./Miss). Parece-me muito mais simples e democrático.
Sem comentários:
Enviar um comentário