terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os Marretas não são jarretas



A professora Alexandra Amador disse-me que hoje se comemoram quarenta anos da criação da "Rua Sésamo". Quarenta anos, como a Mafalda... As referências culturais de várias gerações estão a envelhecer, mas não a perder o viço. Este programa foi concebido por Jim Henson, o criador de "Os Marretas", e tinha por objectivo (estamos a falar de 1969) promover a literacia nos meios mais desfavorecidos dos Estados Unidos.
Nem por acaso, esta semana:
1) mandaram-me por correio electrónico um excerto dos Marretas
e
2) disseram-me, aqui mesmo na Biblioteca, que eu parecia o Fozzie.
Para quem há anos não pensava nisto, não deixa de ser uma feliz coincidência. Mas voltando ao excerto dos Marretas que me mandaram, devo dizer que fiquei impressionada com a sua qualidade, designadamente musical. Não que o não soubesse de antemão, mas não me lembrava, e, além disso, agora tenho uma perspectiva de adulta acerca da questão.
Embora não esteja a par da oferta de programas infantis, a série que, do ponto de vista educativo, mais se assemelha a estes objectivos, chama-se "Little Einsteins". Mas parecem-me tão pífios, em comparação com a rua Sésamo - e sobretudo, com os Marretas... Ou serei eu que estou a ficar jarreta?


Sem comentários:

Enviar um comentário