segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Modas

Eu cá sou de modas. É escusado negar: sou de modas. Sou de modas nas modas, nas leituras, no tipo de saídas, nas músicas, nos passatempos, nas receitas, nos percursos, em tudo. Claro que também tenho um lado conservador e, de repente, regresso ao passado e volto a cozinhar um prato que há muito não fazia, releio um livro, repesco um disco, visto uma roupa com vinte anos.

Também sou de modas no que diz respeito à escola. Aliás, tenho a íntima convicção de que a escola é particularmente permeável às modas. Agora vamos todos fazer assim, depois assado é que está bom, grelhado é inconcebível, ao vapor é que fica saboroso, cru é inovador, nas brasas mais saudável, no cozido não se perdem as vitaminas. Mas, depois, as gorduras libertadas no assado são nocivas, os grelhados, desde que não carbonizados, são óptimos, os tachos para cozinhar ao vapor ocupam demasiado espaço, o cru fica démodé, as brasas são pouco práticas e exalam um odor desagradável, o cozido é insápido, ao sal é que se conserva o sabor dos alimentos. E andamos nisto.
Também assim, passamos da gramática tradicional para a generativa, depois voltamos à gramática tradicional mas com adendas e restrições, agora passamos, mas sem passarmos todos, para a Nova Terminologia Linguística.

Embora não pareça, porque o estou a remeter para o fim, é de um mea culpa que este texto trata. De facto, durante anos recomendava explicitamente aos meus alunos a consulta de livros sobre métodos de trabalho e estudo. Agora tendo mais a fazer prédicas, umas ditadas pela necessidade, outras "agendadas" em momentos cruciais. No entanto, a pedido de uma Encarregada de Educação, fiz uma lista de alguns destes livros, assaz úteis por sinal, que podem ser requisitados aqui na Biblioteca:

livroaprenderestudar.jpg

- Aprender a dominar a escrita (Fernanda Afonso e Esmeralda Lopes) - 2 exemplares
- Aprender a estudar (António Estanqueiro) - 3 exemplares
- Como estudar (Susana Gonzalo)
- Iniciação à comunicação oral e escrita (Maria Alda Loya Soares Silva)
- Métodos para aprender (Marc Romainville e Concetta Gentile)


Sem comentários:

Enviar um comentário