segunda-feira, 27 de abril de 2009

Comércio Justo

Aproveito uma reportagem do Expresso de 25 de Abril, intitulada "Preço certo e solidário" e assinada por Alexandre Coutinho, para relembrar algumas características do comércio justo. Antes de mais, para realçar o excelente subtítulo: "Acto de comprar pode ser voto político".
Numa súmula, o jornalista explica que "O Comércio Justo é uma parceria comercial baseada no diálogo, transparência e respeito, que procura uma maior equidade no comércio internacional. Contribui para o desenvolvimento sustentável, oferecendo melhores condições comerciais e garantindo os direitos de produtores e trabalhadores desfavorecidos." Além disso, recorre-se o mínimo possível a pesticidas, herbicidas e outros poluentes e o prémio extra é "investido em projectos de desenvolvimento social e económico". Eu, que abomino o exagero das práticas "politicamente correctas", realço e valorizo a correcção ética e ambiental que comprar nestas lojas implica. E não pensem que os produtos são mais caros! Experimentem, e depois digam-me o que pensam.

2 comentários:

  1. É a maior das verdades! O mundo capitalista em que vivemos apenas se preocupa em "olhar para o seu próprio umbigo" esquecendo que não vivemos sozinhos.
    Há algumas lojas exclusivas deste tipo de comércio em Portugal (uma em Braga) e muitas outras que possuem produtos mas não se especializam.

    realmente é uma boa ideia mas está visto que não é facil viabiliza-la a 100%


    (Luís 10ºB)

    ResponderEliminar