segunda-feira, 26 de abril de 2010

A família e o sucesso escolar


No livro A família e o sucesso escolar (que os pais e Encarregados de Educação podem requisitar aqui na Biblioteca), pode ler-se o seguinte:

"O apoio que podemos dar aos nossos filhos vai além dos conteúdos. Independentemente dos conhecimentos escolares que temos, do nível de escolaridade que atingimos, e do que sabemos ou não sabemos das matérias que está a dar, podemos orientá-lo e estimulá-lo a ser um aluno equilibrado e a aprender. Assim, o que é realmente importante não é tanto o conteúdo do que ele aprende mas que:
  • nos interessemos vivamente pela sua vida escolar, pela sua aprendizagem, pelos seus resultados.
  • Mostremos que acreditamos nas suas capacidades e esperamos deles todo o esforço para atingir o seu melhor.
  • Estabeleçamos com a escola uma relação positiva e frequente.
  • O auxiliemos para que tenha um bom local de estudo, num espaço organizado e sem estímulos distractivos, estruture e cumpra um horário de estudo e corresponda às exigências da escola (trabalhos de casa, material, etc.)
  • O ajudemos a aprender estratégias de estudo, donde sobressaiam a leitura concentrada e frequente, o sublinhar das ideias principais, o resumo, o colocar de questões a si próprio, a antecipação e preparação atempada de testes.
  • O recompensemos e elogiemos pelo esforço e bons resultados (os melhores que for capaz de dar), evitando conotar-lhes a aprendizagem com negatividade, críticas, ansiedade, inseguranças.
  • O rodeemos de um clima emocional e de um estilo de vida que o motive a aprender, descobrir, explorar, saber - facilitando-lhe o acesso a livros (mesmo que de bibliotecas públicas, se não houver dinheiro para os comprar), a computadores e material informático educativo (se houver dinheiro para tanto), a exposições, museus, bibliotecas, teatros.
  • (...)
  • O entusiasmemos a ler, escrever e descobrir mundo, levando-o a ter objectivos que passem pela aprendizagem e a acreditar e saborear os seus mais pequenos sucessos pessoais.
  • (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário