segunda-feira, 19 de abril de 2010

Adultos de referência



Procurando livros acerca de métodos de trabalho e estudo deparei também com dois livros para pais. Um deles, mais completo e mais direccionado para encarregados de educação de alunos do 3º ciclo e secundário, intitula-se A família e o sucesso escolar.

Apeteceu-me escrever já aqui um apelo aos nossos pais para virem cá requisitá-lo, mas como ninguém me lê, desisti. O outro, porventura dirigido a pais de crianças mais pequenas, contém algumas máximas que me parecem poder aplicar-se ao “público em geral” - incluindo, já agora, professores. Para que todos possamos ser “adultos de referência”, uma expressão que muito me agrada.


Embora surjam em contextos particulares, vejam a pertinência destes conselhos:

1. Face a comportamentos agressivos

-Veja como lida com os seus próprios sentimentos agressivos, pois ele aprende observando-o.
- Ensine-lhe formas alternativas de reagir.

2. Perante as mentiras

- Seja um bom modelo a seguir.
- Seja consistente.
- Recompense-o quando diz a verdade.
- Informe o professor da sua preocupação.

3. Para evitar castigos físicos

- Estabeleça contacto visual e comece a frase com o nome da criança.
- Seja claro e breve.
- Fale com o seu filho como gostaria que ele lhe falasse.
- Evite ser duro ou autoritário.
- Ajude a criança a acalmar-se. Quanto mais alto ela falar, mais baixo deve responder. Não se esqueça que você é o adulto e que, por vezes, basta um bom ouvinte para a birra acalmar.
- Comece as instruções com “Eu preciso…” ou “Eu gostava…”, pois irá fazê-la sentir mais útil com um pedido do que com uma ordem.
- Dê alternativas e apresente-as como algo positivo: “Quando… então…”, “Queres isto ou aquilo?”
- Reforce os bons comportamentos e o cumprimento das regras.

Mas – agora digo eu – não o reforce com comida.

Referências

Adultos de referência deviam dar referências, eu já quase me esquecia de deixar aqui as dos dois livros de que acabo de lhes falar. O primeiro é A Família e o sucesso escolar e o segundo S.O.S. pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário