sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cábulas de luxo - ou de lixo



Hoje de manhã fui surpreendida com a notícia de que candidatos a juízes teriam copiado no exame. Lembrei-me do último texto que publiquei no Portazul. Talvez não tenha sido suficientemente severa com os alunos que fazem cábulas. Pessoalmente, tentei uma vez, no décimo ano, para nunca mais.

Não queria ser moralista, mas também não queria ser tratada por médicos ou julgada por juízes que tivessem copiado nos exames. Se, no primeiro caso, pode ser a minha saúde - ou a minha vida - a ser posta em causa, no segundo questiono-me acerca dos princípios éticos destas pessoas. Copiar num exame do Centro de Estudos Judiciários?! Além de falta de ética, parece existir aqui uma sensação de impunidade muito pouco consentânea com o exercício da função. Não, não era dez que mereciam. Era a interdição de exercer tais funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário