terça-feira, 16 de outubro de 2012

O artigo que eu gostava de ter escrito... mas não escrevi.

No Página 23 (http://blogues.publico.pt/pagina23/) de hoje:

«Mentir melhor para vender melhor


 
For­jar notí­cias fal­sas para mel­hor cap­tar a atenção é o que estão a fazer alguns depar­ta­men­tos de mar­ket­ing. Men­tir mel­hor para vender mel­hor pode­ria ser o lema. Depois de se ter ficado a saber que a muito noti­ci­ada história de amor de um jovem que andava por Lis­boa “à procura de Diana” era, afi­nal, uma cam­panha de uma marca de roupa, eis que se toma con­hec­i­mento de uma nova men­tira para con­quis­tar a atenção e vender alguma coisa. Desta vez, como hoje noti­cia o Público, o pro­tag­o­nista é um jovem can­tor muito pop­u­lar. Na sem­ana pas­sada, as notí­cias davam conta de um assalto a sua casa. Agora, ficou a saber-se que a men­tira era um expe­di­ente para impin­gir o seu vídeo mais recente. Para que a men­tira, que causa óbvios pre­juí­zos à cred­i­bil­i­dade dos media que invol­un­tari­a­mente a difun­dem, não fique impune, era bom que não se fizesse mais qual­quer refer­ên­cia a quem patrocina e ben­e­fi­cia com estas tra­paças. E para que nem tudo valha, assim evi­tando que a men­tira, infil­trada osten­si­va­mente no corpo noti­cioso, se apre­sente como “valor” emer­gente, era bom que os engana­dos não fos­sem a seguir procu­rar os pro­du­tos dos enganadores.»

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