terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Uma actriz séria


Ofereceram-me o Libération do dia 28 de Janeiro, integralmente ilustrado por autores de banda desenhada. Nele li um perfil da actriz francesa Emmanuelle Devos, que interpretou, entre outros filmes, o notável "Sur mes lèvres".

Falo-lhes nela porque, tendo decidido abandonar prematuramente a escola, a família não se lhe opôs. Os pais apenas colocaram uma condição: «Abandonne l'école, d'accord. Mais on veut te voir occupée toute la journée.» Emmanuelle assim fez: frequentou cursos, trabalhou, manteve-se ocupada. A actriz considera que essa exigência lhe salvou a vida.

Esta constatação faz-me pensar: às vezes, o que parece uma tragédia (para a maioria dos pais - ou poderes instituídos -, o abandono escolar) pode ser, desde que devidamente enquadrado, uma oportunidade. De repensar a vida (temos muitos alunos que frequentam o ensino secundário como uma indolência que não prenuncia nada de bom), de fazer coisas alternativas, que podem oferecer saídas profissionais assaz interessantes.
Hoje, talvez por estar um dia tão bonito, talvez por vir uma música tão sugestiva do Pavilhão Gimnodesportivo, talvez por me terem oferecido "Tout Libé en BD", estou muito benevolente. Deixa-me lá temperar isto com uns pozinhos de moralina, que é para vocês não estranharem: seja lá como for, esforcem-se, empenhem-se, trabalhem - nem que seja nas danças ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário