sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dia da escola

Hoje a escola encheu-se de actividades.
 
 
Eu, como não tenho o dom da ubiquidade, fiquei-me logo ali pela Biblioteca, a relembrar - e a aprender coisas que não sabia. O grupo de História tinha organizado uma sessão, apresentada pela Ana Margarida Dias (a Margarida não é apenas bibliotecária, nem somente professora de História, nem sequer se limita a ser uma pessoa culta: a Margarida é também uma grande viajante) e engendrada, pareceu-me, num feliz conluio com a Arminda Fernandes e com a Ana Cristina Oliveira.
 

Vejam lá com o que elas se saíram: uma apresentação da vida de Van Gogh na Provença (baseada no catálogo Cores e pintores na Provença 1875-1920 e no sítio http://www.arlestourisme.com/le-19eme-et-van-gogh.html) Seguiu-se o visionamento de um "Sonho de Akira Kurosawa", em que Martin Scorsese encarna o pintor holandês (confesso que, até hoje, desconhecia em absoluto esta obra do mestre japonês, disponível para requisição na Biblioteca)  e uma apresentação, por duas jovens do VerdEmcena, de um excerto de A arte de viajar de Alain de Botton (livro passível de empréstimo domiciliário). Uma feliz conjugação, em que, frequentemente, as alusões do filósofo suíço eram ilustradas na tela de Van Gogh/Kurosawa. E por último, como não podia deixar de ser, assistiu-se ao filme "Van Gogh", de Maurice Pialat.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário