quarta-feira, 16 de maio de 2012

A semana das línguas, o dia do Francês

Na semana de 7 a 11 de Maio, comemorámos - nós e muitas outras escolas - a Semana Europeia  das Línguas. Na terça-feira, dia do Francês, exibimos o filme "Welcome", de Philippe Lioret. Como somos muito ecuménicos, foi o Aquiles Loureiro (professor de Geografia) que fez o enquadramento geo-político de um filme diferente que suscitou, no fim, um debate que incluiu opiniões variadas - e sempre interessadas.

 



À-parte: o sr. Vilaverde foi chamar-me ao auditório e, quando viu que estávamos a passar aquele filme, perguntou-me se eu sabia que ele tinha passado na televisão no fim-de-semana anterior (não sabia) e disse-me que já o tinha visto duas vezes e tinha gostado muito. São estas coisas que me fazem sair bem disposta da escola...

Bem dispostos, também, nós os três: a Ana Paula Matos, o Aquiles e eu, que tínhamos combinado a exibição e o debate em articulação com a Oficina de escrita. Bem dispostos os professores que acompanharam os alunos (tanto quanto é possível) presos à trama narrativa: a Maria José Carvalho, nossa parceira da Oficina de escrita, a Arminda Fernandes, o José António Costa, a Gracinda Duarte.

 
Bem dispostos, os alunos que depois, de moto próprio, foram comentar o filme com outros professores de Geografia (a Fernanda Barbosa e o Jorge Cidade).


Numa "onda" completamente diferente, exibimos no átrio da escola o filme "Benvindo ao norte" de Dany Boom

 


e, no bar de professores (Cineclube Arminda Fernandes ;), "Tempos modernos" de Jacques Tati. Não nos digam que não somos eclécticos...




Nesse dia, a ementa da cantina foi " bouillabaisse" (com a comida foi distribuída a receita - fácil e barata para os tempos que correm - para levar para casa). Houve petits gâteaux, cortesia da "pâtisserie d'à côté", a Baba (merci infiniment). A música que a rádio escolar difundiu nesse dia foi francesa (obrigada, Cruz). Como sempre, espalharam-se revistas francesas na sala dos alunos (as de moda foram as mais manuseadas, claro).
Na quarta-feira, dia do Inglês, houve o tradicional "Tea with scones and cake".

Quanto aos crêpes, à crème brûlée e à pizza que pudemos desgustar na quinta-feira, foram feitos por iniciativa da turma de 12º do Curso profissional de Turismo, apoiado pela Alexandra Amador e pela Sónia Gomes. Nessa quinta-feira, dia do Português, o Custódio Braga exibiu, no auditório, o filme "Aquele querido mês de Agosto", de Miguel Gomes.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário