Esta escola tem coisas muito boas. Muitas. Hoje vou falar-vos de uma delas, apenas uma.
Há anos que a Maria José Ribeiro nos traz miminhos: bolos, biscoitos, compotas, chás, nozes, plantas variadas, variantes locais de frutos exóticos. De vez em quando chegamos e temos uma mesa posta, à volta da qual conversamos, petiscamos, somos amigos, somos escola.
Este ano, em que a crise mais se fez sentir, a Manuela Maia e a Graça Balreira começaram a trazer laranjas. E tem havido laranjas todas as segundas-feiras. Na semana passada encontrei a Manuela e agradeci-lhe mais uma vez. Para minha surpresa, disse-me que as laranjas dela tinham acabado há muito. Fiquei mais atenta, e, na segunda-feira, vi o Amarílio Barbosa entrar, muito sorrateiro, com duas sacadas de laranjas e limões, que pôs no prato grande da sala de professores.
É tão bom, sobretudo para nós, que de terra só temos a dos vasos da varanda e a que levamos nas solas dos sapatos, poder levar "coisas de casa"... pormenores (?) que fazem desta escola a nossa casa.
E não é o que levamos, é pela atitude.
ResponderEliminarPor isso é que a nossa escola não é uma empresa, mas uma casa onde se dá e recebe... IL
ResponderEliminarLembro-me também de vários cestos que a Luísa Araújo foi trazendo ao longo dos anos. Maçãs? Cerejas? Pêssegos? Fosse o que fosse, muito bem nos sabia aquela sobremesa depois de uma sanduíche comida à pressa na sala de professores....
ResponderEliminar