terça-feira, 25 de setembro de 2012

Comunidade de leitores

Na Sexta-feira servimos o nosso combinado habitual: livro (O retorno, de Dulce Maria Cardoso)+lanche (tarte bom bocado, de Arminda Fernandes). Os leitores/comensais variaram um pouco: sentimos a falta das nossas amigas do costume, mas tivemos muito gosto em acolher a Gracinda e a Laurentina. E a Felicidade, que veio lanchar connosco.


As sessões da comunidade são sempre diferentes, mas esta foi "a mais" diferente de todas. Nós, que até somos muito bem educadas, a certa altura já estávamos a atropelar-nos umas às outras, e o tom de voz às vezes subia tanto que ressoava pela Biblioteca toda (seria uma vergonha, se não se desse o caso de quase não haver alunos). A verdade é que, em vez de escolhermos outro livro, devíamos duplicar esta sessão. Isto porque todas tínhamos uma experiência pessoal a partilhar e a confrontar. Com a Arminda a dar o enquadramento histórico, chegámos à conclusão de que se trata de uma tema directa - ou difusamente - impregnado de ideologia e muito, muito contaminado pela experiência de todos nós.

Na verdade, não fizemos uma sessão acerca do livro, usamo-lo como pretexto para nos conhecermos melhor, para conhecer histórias de vida interessantíssimas e para repensarmos alguns aspectos da nossa História.

Bem, bem - pensou a professora de Português que há em mim - era, na sequência desta sessão, fazermos uma comunidade de escrita. ESVV, histórias devida, como o nosso livrinho de receitas...

Sem comentários:

Enviar um comentário