"Ouvi dizer" (perdoem-me esta introdução tão nacional-bisbilhoteira, mas ela deve-se ao facto de, durante o ano lectivo, apenas ter tempo - e nem sempre - para ler os jornais de Sábado) que o equipamento de projecção de filmes tinha chegado ao Theatro Circo. Fiquei logo entusiasmada, a pensar nas possibilidades que uma sala de cinema não comercial abria. É que, não sei se repararam, mas, se exceptuarmos os filmes de culto do Bragashopping (e um ou outro Woody Allen exibido pelo Bragaparque), a programação dos dois complexos é praticamente idêntica, o que me parece um absurdo.
Fiquei logo a sonhar com duas coisas: "os clássicos", que há muito não tenho oportunidade de ver em sala; e as "reposições". Não sei se se lembram, mas antigamente - na Póvoa do Varzim, por exemplo - durante o Verão repunham-se os filmes que tinham passado nas salas durante o Inverno, podendo assim as pessoas "recuperar os filmes perdidos".
Num entendimento arejado deste conceito antigo, o Cine Estúdio do Teatro Campo Alegre programou, para o período de 9 a 31 de Julho e de 1 a 30 de Setembro, "Um ano de cinema(s)", com os melhores filmes estreados entre Junho de 2008 e Junho de 2009. Ora aí está um bom exemplo, a ser ponderado, reflectido e seguido por quem quer que assegure a programação de cinema do Theatro Circo.
Já agora, aqui fica a programação dos filmes de culto (Bragashopping, todos os dias às 19h30m. Bilhetes a 3,5 euros) para este Verão:
25 /31 de Julho - "Tempos de Verão"
1 / 7 de Agosto - "O Canto dos Pássaros"
8 /14 de Agosto - "Julia - Uma Vida de Sombras"
15 / 21 de Agosto - "A Mulher sem Cabeça"
22 / 28 de Agosto - "Appaloosa"
29 de Agosto / 5 de Setembro - "Histórias de Cabaret"
5 / 11 de Setembro - "Isto é Inglaterra"
12 / 18 de Setembro - "Linha de Passe"
19 / 25 de Setembro - "Almoço de 15 de Agosto"
26 de Setembro a 3 de Outubro - "Quatro mulheres e um Morto"
Sem comentários:
Enviar um comentário