segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Homem na Lua

Falta-nos cá a nossa mentora que, como se sabe, é quem percebe de efemérides. Eu sou só uma aluada. Como tal, só lhes vou falar dos livros e filmes que o dia 21 de Julho de 1969 me recorda. Ah, sim, e da famosa tirada (que me deixa sempre sonhadora: terá sido um improviso de génio? Preparou-a? Ter-lhe-á sido sugerida por um criativo?) do Neil Armonstrong: «Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade».

Hoje todos (re)veremos esse momento histórico do século XX, mas convém não esquecer que ele foi antecipado por dois franceses de génio (Viagem à Lua, de Cyrano de Bergerac e Da Terra à Lua, de Jules Verne). O belga Hergé desenhou-a a posteriori em Rumo à Lua e Explorando a Lua.

Um dos meus realizadores favoritos, Stanley Kubrick, realizou "2001, Odisseia no espaço". Não sendo o filme que prefiro, considero-o muito interessante. Música, também, a inspirar "Man on the moon", um filme de Milos Forman que não me deixou grandes recordações. Também vi um filme intitulado "Apollo 13", enfim... Mas o primeiro filme foi, realmente, "Voyage dans la lune", de Georges Méliès.

Mas eu hoje estou na lua. Ajudem-me a recordar tudo o que esqueci - ou que nunca soube - sobre a lua, e escrevam AQUI as vossas reflexões.

1 comentário:

  1. Outro filme interessante é "Os eleitos" de Philip Kaufman. Já é antigo, de 1994, e aborda a corrida do espaço e o programa espacial americano

    ResponderEliminar