sexta-feira, 5 de junho de 2009

Panelas de pressão

Há umas semanas perguntei aos meus alunos do 11º ano que profissão gostariam de exercer. Muitos não sabiam, hesitavam, mas nenhum disse que queria ser professor. Questionei-os mais directamente: "E ser professor(a)? Não gostavam?" Todos responderam liminarmente que não.
Apenas o Micael, após ponderação, disse que, se fosse de Educação Física...
Fui para casa a pensar nisto. Eu, dantes, adorava ser professora. Até pensava - e às vezes dizia - que tinha a sorte de me pagarem para fazer o que gostava. Tinha muitos alunos que queriam ser professores, talvez porque estes fossem um modelo a seguir.
Agora só me ocorre a hipótese explicativa da panela de pressão. Tal como no "jingle" da Silampos (passe a publicidade), "(...) agora tudo mudou / nas cidades e nos campos". Tal como na imagem final do filme "Intervenção Divina", de Enia Suleiman, somos panelas de pressão, prestes a rebentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário