sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Contos dos subúrbios"

Juro, mas juro mesmo, que não fiz de propósito. Mas a verdade é que deixei à mão de semear um recorte do Expresso onde se falava muitíssimo bem deste livro escrito e ilustrado pela australiana Shaun Tan. O meu centro de recursos, a quem não escapa nada, ofereceu-mo na sexta-feira e eu passei duas horas deliciosas a lê-lo. Não fiz de propósito - mas valeu a pena. Às vezes esqueço-me de um livro que queria muito comprar, e cuja trajectória talvez nunca mais se cruze com a minha. No caso deste Tales From outer suburbia, seria uma grande perda.
Para além das ilustrações, não apenas maravilhosas, mas também - o que é mais raro - variadas, diferentes de conto para conto, fascinou-me a variedade de perspectivas de leitura que cada história encerra. Com efeito, elas podem ser lidas e interpretadas de forma diferente conforme a idade dos seus leitores. Garanto-vos que encontrei leitura "para adultos" num livro concebido para jovens (e esta talvez seja uma característica que atesta a qualidade da literatura para jovens e alunos...). E que me regalei, oh, se me regalei...

Sem comentários:

Enviar um comentário