quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Silêncio na Biblioteca: um problema minhoto?

Eis o que escreveram os Serviços de Documentação da Biblioteca da U.M. (texto de 12/6/2007):
«Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho desenvolvem uma campanha pelo silêncio na biblioteca da U.M. em Guimarães, apelando ao respeito por quem quer estudar e sensibilizando para a importância de todos termos um espaço favorável à concentração na leitura e investigação. Contamos com a sua colaboração!

De acordo com o estipulado no Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho, no seu Art. 5º, na sala de leitura não é permitido falar, tomar quaisquer atitudes ou transportar objectos que possam pôr em causa o ambiente de silêncio e disciplina, exigido nesses espaços; alterar a colocação dos móveis e equipamentos; o estudo em grupo.

Efectivamente, manter SILÊNCIO dentro de uma biblioteca é uma norma universal, um comportamento padrão, necessário ao cumprimento do fim a que se destina: proporcionar um espaço onde os utilizadores se possam concentrar na leitura e investigação. O RUÍDO é naturalmente uma fonte de distracção, que diminui a capacidade de concentração e por conseguinte de rendimento no estudo. Na biblioteca, o respeito pelo trabalho e estudo dos outros utilizadores manifesta-se através do silêncio.» (nosso sublinhado)

Sem comentários:

Enviar um comentário