sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Bloco C, porta azul


Este blog era para se chamar "Bloc C, porta azul". Por razões práticas, ficou reduzido a "portazul". Descobrimos depois que havia outros sites com nomes semelhantes.

A designação é... toponímica. Alguém perguntou «Onde é a Biblioteca?» e alguém respondeu «Bloco C, porta azul». Os tempos estão de contenção, as pessoas até nas palavras poupam, mas o nome é simpático. Contraria o verde um pouco sinistro das coberturas. Alude à cor em que a porta foi pintada. É ecológico (ninguém sabe, mas teve de ser azul para aproveitar as sobras de tinta do exterior dos blocos). Faz lembrar o mar. Um verso hipnótico de Mário de Sá-Carneiro. Uma letra de uma canção esquecida: "Azul, azul, da cor do mar..." Um texto de Almada, um quadro de Eduardo Viana: "K 4, quadrado azul". Não é bem o azul Klein, é outro azul. O nosso azul.

Agora, na Biblioteca da Escola Secundária de Vila Verde, um pouco mais de azul. Porque queremos ir mais além. Ter, quem sabe?, golpe de asa.

1 comentário:

  1. O mais-que-alguém que tão iluminadamente deu esta indicação toponímica foi a professora Ana Paula Matos. Obrigada(s).

    ResponderEliminar