«Vocês têm cá uns filmes bestiais!», exclamou um colega nosso, hoje de manhã, ao entrar na nossa salinha de reservados. «Vocês?! Nós...», retorquiu, de imediato, a Ana Margarida. E é verdade: é tudo verdade. Temos filmes óptimos aqui na Biblioteca, que todos nós, elementos da Comunidade educativa, podemos requisitar.
Além disso, adquirimos mais filmes novos. Começo por aqueles que se baseiam em obras literárias e, justamente, com uma de que se falou recentemente neste blogue, «O monte dos vendavais» de Peter Kosminsky, com Juliette Binoche e Ralph Fiennes. Também com Ralph Fiennes, desta feita com Kate Winslet, um filme muito recente, muito interessante, vencedor de um Óscar da Academia de Hollywood, «O Leitor». Uma perspectiva diferente das dificuldades experimentadas pelos alemães no pós II guerra mundial (também comprámos «As vidas dos outros»).
No verão passado vi numa sala de cinema «Expiação», uma recriação fiel do livro de Ian McEwan (também de Peter Kosminsky), com Keira Knightley e James McAvoy. Bonito e interessante. Nunca vi «O perfume. História de um assassino», mas o livro, de Patrick Suskind, é fascinante. O mesmo, mas inversamente, poderia dizer de «Mystic River» (nunca li o livro de Dennis Lehane, mas o filme de Clint Eastwood é bom).
Por último, um filme que a crítica não considerou, mas de que eu gostei: «Ensaio sobre a cegueira», um filme de Fernando Meirelles com Julianne Moore, Mark Rufallo e Danny Glover. (Já possuíamos três filmes que também entram nesta categoria: «A turma», «Chocolate» e «O nome da Rosa»).